20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Secretário Silvio Bulhões destaca à ministra Luciana Santos construção coletiva das políticas de ciência e tecnologia

Encontro aconteceu em Brasília e contou também com a participação da diretoria do Consecti e representantes de todas as secretarias da pasta

Ao lado da ministra, Silvio Bulhões discutiu com outros secretários e membros do Consecti , os caminhos da tecnologia e da inovação no país

O secretário da secretaria Estadual da Ciência, da Tenologia e da Inovação (Secti) e presidente do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de CT&I (Consecti), Silvio Bulhões, esteve reunido, em Brasília, com a ministra da CT&I, Luciana Santos, para debater sobre as políticas de ciência, tecnologia e inovação para o país.

Estiveram presentes na reunião, também, os outros membros da diretoria do Consecti e representantes de todas as secretarias estaduais da pasta.

Durante o encontro foram sugeridos, pelo próprio Conselho, uma maior participação do Consecti e do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) nas políticas federais, além da descentralização de recursos para projetos estaduais de CT&I.

Para o secretário e presidente, Silvio Bulhões, esse é o momento de fazer uma construção participativa nas políticas de ciência e tecnologia.

“Vivemos um momento de bastante integração entre o MCTI e os Estados e devemos construir os próximos passos de forma colaborativa, ouvindo todos e destacando as ações que alavancarão a CT&I no país”.

A ministra, Luciana Santos, reconheceu o papel fundamental das políticas estaduais de CTI&I e ressaltou as ações do Governo Federal.

“Nós reajustamos o valor das bolsas de pesquisa, recompomos o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e mudamos a taxa de juros praticadas nos empréstimos concedidos pela Finep com recursos do FNDCT. Entendemos que esse é o caminho e que vocês são fundamentais, são parte do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia e são atores decisivos para levar todo esse cenário a outro patamar”.