8 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog

Senado debate liberação da maconha no Brasil para fins medicinais

Projeto fala em tratamento de Alzheimer, Parkinson, Autismo e Epilepsia.

O Senado Federal quer votar até o fim deste ano um projeto de lei que libera o consumo da maconha no Brasil, para efeitos medicinais.

A matéria tramita na Comissão de Assuntos Sociais da casa e conta com o apoio de grande parte dos senadores que entendem ser uma boa proposta a liberação da Cannabis Sativa, a exemplo do que acontece em outros Países.

Cannabis Sativa.

O projeto tem como relatora a senadora Marta Suplicy (sem partido-SP) que deixará o Congresso no fim do ano. Mas, ela tem esperanças de ver a matéria aprovada antes de se despedir da política, uma vez que não disputou a reeleição.

Passando no Senado a matéria é encaminhada para a votação na Câmara, onde conta com a rejeição da bancada evangélica. A relatora parte do princípio que se não aprovar este ano, em 2019 será mais difícil, uma vez que os envangélicos estarão muito mais fortes no Congresso.

Em síntese, o projeto defende a legalização do cultivo da maconha por associações de pacientes e seus familiares. Diz o texto que a maconha ajudaria no tratamento de pessoas que sofrem com Alzheimer, Parkinson, Autismo e Epilepsia.