21 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Sentença de Moro contra Lula pode sair na reta final da Eleição

Ex-presidente é investigado por reformas em sítio em processo que pode ser finalizado em outubro

Com um cenário de cisão entre eleitores, candidatos extremos e incertezas jurídicas e até mesmo de fatos, o juiz Sérgio Moro pode jogar mais gasolina ainda nesta fogueira. O processo em que o ex-presidente Lula é investigado por reformas no sítio de Atibaia, realizadas por empreiteiras, pode ser finalizado pelo juiz em outubro, na reta final das eleições presidenciais.

Pelo calendário, duas testemunhas de defesa do petista ainda devem depor. São a ex-presidente Dilma Rousseff (PT-MG) e o cantor Gilberto Gil. Lula será ouvido no dia 11 de setembro, em data já agendada e divulgada por Moro.

Os depoimentos mais bombásticos do processo foram marcados para o fim de agosto e o começo de setembro. Emílio e Marcelo Odebrecht vão depor no dia 29 de agosto. Leo Pinheiro, no dia 3 de setembro. O advogado Roberto Teixeira e o dono do sítio, Fernando Bittar, no dia 5.

Após estas datas, o juiz abre prazo para as alegações finais de acusação e defesa. Sem diligências adicionais, ele daria a sentença em outubro. Vale lembrar que o primeiro turno do pleito será no dia 7 e o segundo, no dia 28. As vésperas são igualmente relevantes: Registrado como nascido no dia 27 de outubro de 1945, Lula festeja a data do seu aniversário em 6 de outubro, quando teria realmente nascido.

Líder das pesquisas

O ex-presidente Lula, que se considera pré-candidato às eleições, está preso e apesar disso lidera todas as pesquisas de intenção de voto.

Lula foi condenado em segunda instância na Operação Lava Jato, hipótese que o enquadra na Lei da Ficha Limpa, o que, em tese, impediria sua candidatura.