20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Sesi promove workshop sobre segurança nas instalações elétricas

Especialista de renome nacional explicou atualizações das normas regulamentadoras

Engenheiro tirou dúvidas de participantes | Assessoria

Convidados pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), especialistas de renome nacional vão trazer informações importantes sobre temas relacionados à Segurança e Saúde no Trabalho para o setor produtivo alagoano. O workshop “Segurança e Eletricidade – NR 10”, realizado na noite dessa terça-feira, 11, na Casa da Indústria, inaugurou a série de quatro eventos que serão promovidos pela entidade ao longo deste ano.

Para este encontro, o Sesi trouxe a Maceió o engenheiro Aguinaldo Bizzo de Almeida. Ele é membro do comitê tripartite que elabora as Normas Regulamentadoras, como a NR-10 (eletricidade); NR-16 (periculosidade); NR-35 (trabalho em altura); e NR-18 (construção civil).

Segundo o gerente executivo de SSI do Sesi/AL, Alexandre Calzado, Bizzo explicou as principais novidades referentes às Normas. A iniciativa tem o intuito de aproximar o Sesi ainda mais da indústria alagoana, assim como consolidar sua imagem como principal referência em segurança e saúde no trabalho no estado.

O engenheiro Aguinaldo Bizzo de Almeida | Assessoria

“Além do evento, tivemos um momento com toda a equipe técnica da instituição, no qual foram abordados os principais pontos de atenção durante a avaliação de riscos nas empresas que prestamos serviços. Foi uma experiência profissionalmente enriquecedora e que terá resultados positivos nas empresas que consomem os serviços do Sesi”, ressaltou.

No evento, o engenheiro abordou o gerenciamento de perigos de riscos elétricos considerando a atualização normativa que está acontecendo no país. “A principal mudança é que as empresas e as pessoas – os empresários, principalmente – devem buscar a construção de instalações elétricas seguras. O futuro é o investimento em tecnologia para questões de segurança do trabalho. É a busca de medidas de engenharia, proteções coletivas, medidas administrativas, organizacionais e EPI. Foi sobre isso que tratamos hoje. Nos manter mais próximos do que há de melhor no mundo”, destacou.