27 de fevereiro de 2021Informação, independência e credibilidade
Maceió

SMS alerta para aumento do número de casos de Covid-19

Maceió constatou um aumento de 305,4% na quantidade de atendimentos entre novembro e dezembro.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió acompanha com preocupação o aumento do número de infectados pelo novo coronavírus. O secretário municipal, José Thomaz Nonô, usou as redes sociais nesta quinta-feira (17) para alertar que a situação é grave.

O Município constatou um aumento de 305,4% na quantidade de atendimentos nas quatro Unidades de Referência em Síndrome Gripal entre novembro e dezembro.

O levantamento comparativo foi feito pela SMS entre 1º e 13 de novembro com o mesmo período em dezembro. “Estou muito preocupado com a subida desses casos. Só a unidade sentinela em Jacarecica registrou um aumento de 426% no número de atendimentos, que acontecem quando as pessoas estão sentindo sintomas e precisam de acompanhamento”, disse Thomaz Nonô.

Para o gestor, o momento exige ajuda principalmente da população, que deve seguir as orientações de prevenção, como respeitar o isolamento social, usar máscara e álcool em gel.

“A Secretaria está preparada, mas é necessário que a população se conscientize que o vírus continua circulando e que a pandemia não acabou. O número de óbitos e de ocupação de leitos voltaram a subir. Peço encarecidamente que as pessoas divulguem isso, porque a situação é grave e pode ficar gravíssima, principalmente com as festas de fim de ano. Muito cuidado, ame a si mesmo, ame o seu próximo, evite a contaminação e não deixe que uma tragédia entre dentro da sua própria casa”. Thomaz Nonô.

A média do aumento de atendimento registrada nas quatro unidades de referência é de 305,4%. De 1º a 13 de novembro, foram atendidos 1.309 pacientes, enquanto no mesmo período de dezembro o número subiu para 3.998. A unidade que teve o maior aumento foi a Maria da Conceição Fonseca Paranhos, em Jacarecica, passando de 318 atendimentos para 1.355.