6 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Só 3,3% dos estudantes querem ser professores

Os alunos que têm notas mais altas escolhem outras profissões

De acordo com levantamento feito pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), apenas 3,3% dos estudantes brasileiros de 15 anos querem ser professores. Os números caem mais ainda quando se trata de lecionar na educação básica: apenas 2,4%.

O estudo elaborado mostra que a carreira docente não atrai os alunos com melhores notas em provas de leitura, matemática e ciências. Entre os 70 países e regiões avaliados, o Brasil ficou na 63ª posição em ciências, 59ª em leitura e 65ª em matemática. Dentre os que pretendem ser professores, suas notas estão entre 18 e 20 pontos menores que os demais avaliados.

A Alemanha é o que apresenta a maior diferença entre a nota dos alunos que esperam ser professores e a média geral do país. Naquele país, o que querem seguir a carreira docente obtiveram 42,9 pontos a mais em matemática, 52,5 em ciências e 59,1 em leitura.

O que o dado brasileiro revela é o fato que a ocupação de professor está com problemas de atratividade. Os alunos que têm notas mais altas escolhem outras profissões.

Salário

Professores de escolas públicas ganham, em média, 74,8% do que ganham profissionais assalariados de outras áreas. Ao menos, essa porcentagem subiu desde 2012, quando era 65,2%. Por lei, pelo Plano Nacional de Educação, esse salário deve ser equivalente ao de outros profissionais com formação equivalente até 2020.

Agência Brasil