6 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

STF já entende Paulo Guedes como um ‘olavete’

Interpretação é que ele e o governo tentarão criar uma crise para ampliar poderes para além dos limites constitucionais

Paulo Guedes tem motivos para não ligar pra alta do dóla

Após chamar a atenção do Congresso com a fala sobre o AI-5, Paulo Guedes está sem forças para aprovar seus programas e o Supremo Tribunal Federal (STF) entende que ele e o governo tentarão criar uma crise para ampliar poderes para além dos limites constitucionais.

No STF, a reação de Dias Toffoli foi lida como recado de que tal ideia não pode habitar cabeças que aspiram credibilidade. A conclusão de políticos, inclusive, já pode ser resumida como a dele ser um ‘olavete’. Esta é uma referência ao astrólogo Olavo de Carvalho, o guru ideológico de Bolsonaro.

A analistas, investidores pontuaram que o ministro da Economia decidiu afirmar que “ninguém deve se assustar” se sugerirem um AI-5 como resposta a protestos logo após sofrer derrota pública: o adiamento da reforma administrativa por interferência direta de Jair Bolsonaro.

Investidores também dizem que a insistência de aliados do governo em relativizar atos de exceção não só cristaliza a imagem de que o Brasil é um país instável como irrita o Congresso num momento em que os negócios esperam ansiosamente pelo “dia seguinte” da reforma da Previdência.