*Com informações de Assessoria
![](https://eassim.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Danilo-Marques-e-Marli-Araujo-.png)
Abrindo espaço para divulgar o importante debate que o Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô realizará, nesta terça-feira (24), às 10hs, no auditório da Universidade Tiradentes (Unit), em Cruz das Almas, iniciandomais uma edição do Projeto Tambor Falante, desta vez sobre o tema “Racismo na Educação”. Os facilitadores serão o coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Ufal, historiador e professor Danilo Marques, e a coordenadora do Neabi\Ufal\ Campus de Arapiraca, assistente social e professora Marli Araújo.
Segundo o coordenador adjunto do Anajô, Helcias Pereira, esse é o primeiro de uma série de 5 debates que serão realizados sobre temas que tratam da questão racial, e que devem ser do interesse de todas as pessoas que desejam uma sociedade antirracista, melhor e mais justa para todos. O próximo já tem data marcada: Será no dia 04 de junho, às 16hs, no Teatro de Arena e vai discutir “Cultura Afro: desafios e resistência”.
Esse ciclo de debates, segundo Helcias, também tem como objetivo divulgar a sexta edição do evento Vamos Subir a Serra, maior projeto de cultura e empreendedorismo afro do norte-nordeste, que acontece no mês de novembro em celebração ao Dia da Consciência Negra.
O projeto Tambor Falante nasceu de uma parceria do Anajô com a Comissão de Jornalistas pela igualdade Racial (Cojira-AL) e com a Pastoral da Negritude da Igreja Batista do Pinheiro, como um espaço de debate entre malungos (companheiros de luta) sobre temas variados que impactam a vida da população negra. No começo, eram encontros informais, nas tardes de sábado, um bate-papo com a leveza da confraternização, mas tratando de assuntos sérios, relembra Helcias.
Aos poucos, esses papos ganharam amplitude e o Tambor Falante ocupou outros espaços. Em 2015 foi selecionado no Edital Eris Maximiniano, da FMAC, na categoria Cultura Afro-brasileira, possibilitando a realização 5 edições levando o debate temático “Tambor Falante: Refletindo, Debatendo e Transformando Realidades” a vários bairros da periferia de Maceió, como Vergel do Lago, Trapiche da Barra, Ouro Preto, Benedito Bentes e Jaraguá. A série resultou na produção de um livro e DVD com a memória dos debates.
Serviço:
O quê: Tambor Falante debate: “Racismo na Educação”
Quando: Dia 24 (terça-feira), às 10hs
Onde: Auditório da Unit em Cruz das Almas
Contato: Valdice Gomes (82) 99999-1301