21 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

TCE: Candidato único, Ótavio Lessa é eleito presidente por unanimidade

Rosa Albuquerque desistiu de tentar se reeleger e ficou com a vice-presidência

Em sessão com todos os eleitos escolhidos de forma unânime, com candidaturas retiradas e/ou tendo apenas uma opção por cadeira, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/AL) realizou sua eleição nesta quinta-feira (27).

A sessão foi iniciada sob a presidência da conselheira Rosa Albuquerque, com todos os conselheiros presentes. Atual presidente, ela retirou sua candidatura antes do protocolo de votação. Candidato único, Otávio Lessa foi eleito por unanimidade, com seis votos.

Na semana passada, Albuquerque foi acusada por Lessa de ser apegada ao poder, e reagiu afirmando em vídeo não ter apego ao cargo e propondo que ambos renunciassem às respectivas candidaturas, para apoiar o conselheiro Anselmo Brito, único auditor concursado.

Para a Escola de Contas, Fernando Toledo retirou sua candidatura pouco antes da votação. Com isso, exatamente Anselmo Brito foi eleito, também como candidato único e de forma unânime.

Na eleição para a Corregedoria, a conselheira Maria Cleide também foi candidata única, sendo eleita com seis votos. Para a vice-presidência do TCE, Rosa Albuquerque lançou candidatura. Não havia postulantes para a cadeira, cujo qual ela foi eleita por aclamação unânime.

Nova Data

Marcada para a manhã de sábado (15) a eleição do TCE não aconteceu. Apenas três conselheiros (Maria Cleide, Otávio Lessa e Fernando Toledo) compareceram e a sessão não foi realizada por falta de quórum. Ela só pode acontecer com a presença de, no mínimo, 4 conselheiros.

O processo eleitoral foi concluído após a uma disputa acirrada pela presidência do órgão, entre a conselheira Rosa Albuquerque (atual presidente) e o conselheiro Otávio Lessa (que também já presidiu o TCE).

Em um vídeo divulgado nesta segunda, pela atual presidente e candidata a reeleição, Rosa Albuquerque, ela responde o discurso do adversário, conselheiro Otávio Lessa, que no sábado, acusou Rosa de apego ao poder.