28 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Telegram tem prazo de 24 horas para cumprir totalmente as exigências do STF

Ministro Alexandre de Moraes diz que aplicativo russo cumpriu apenas parte do que foi exigido

Ministro Moraes exige o cumprimento total das determinações judiciais

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou o Telegram a cumprir completamente decisões judiciais brasileiras, determinando a remoção de conteúdo e suspensão de usuários, no prazo de 24 horas para evitar a suspensão da plataforma no Brasil.

Em despacho proferido neste sábado (19), Moraes também dá o mesmo prazo para a empresa criada pelo russo Pavel Durov indicar representante legal no Brasil.

Caso cumpra as exigências, o aplicativo poderá escapar da suspensão determinada pelo próprio ministro nessa sexta-feira (18) em resposta a seguidos descumprimentos de determinações legais.

Em seu despacho (veja a íntegra), Moraes reproduz mensagens encaminhadas por Durov, informando que as ordens judiciais haviam sido enviadas pela Justiça brasileira para um email que não é utilizado mais pela empresa para receber intimações.

O ministro destaca que o Telegram cumpriu parcialmente as exigências feitas pelo Supremo, mas reitera a necessidade de as ordens serem atendidas na íntegra. “O Telegram, até o presente momento, cumpriu parcialmente as determinações judiciais, sendo necessário o cumprimento integral para que seja afastada a decisão de suspensão”, escreveu Moraes.