29 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

TRE/AL conclui treinamento de colaboradores do teste de integridade das urnas eletrônicas

Pela primeira vez, o procedimento de auditoria acontecerá no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Jacarecica, e será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do TRE de Alagoas.

A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica concluiu, na manhã deste domingo (18), o treinamento de mais de cem servidores e servidoras do Poder Judiciário que atuarão como colaboradores no teste de integridade das urnas eletrônicas deste pleito. A capacitação foi dividida em várias turmas de 25 integrantes.

Pela primeira vez,o procedimento de auditoria acontecerá no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Jacarecica, e será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do TRE de Alagoas.

Na véspera da eleição, em cerimônia pública, escolhem-se ou sorteiam-se seções eleitorais em todos os estados e no Distrito Federal. Essas urnas eletrônicas, que estavam prontas para serem utilizadas, são transportadas para a sede do TRE ou local designado previamente, com amplo conhecimento público, e novas urnas são preparadas para uso nas eleições.

No dia da eleição, em ambiente filmado e aberto ao público, a urna que estava pronta para ser utilizada na eleição será ligada e funcionará como se estivesse na seção eleitoral. A urna eletrônica receberá os mesmos votos que estão consignados cédulas de papel e, ao final do dia da eleição, o resultado eletrônico e o dos votos em papel são comparados. Todos os procedimentos são filmados em vídeo, publicados ao vivo pela internet e auditados por empresa independente.