20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Eleições 2022

Tropas federais são aprovadas para apenas 2 municípios alagoanos

TRE espera clima de tranquilidade durante todo o processo de votação e apuração

Tropas federais para dois municípios alagoanos

Embora o clima eleitoral esteja tenso com a polarização entre petistas e bolsonaristas, em Alagoas a expectativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é de que tudo transcorra sem incidentes ou episódios de violência.

Tanto é assim que esta é a primeira eleição que apenas dois municípios alagoanos terão a participação de forças federais atuando na segurança do pleito.

Por determinação do Tribunal Superior Eeleitoral (TSE) os municípios de Satuba e Pilar, que integram a 8ª Zona Eleitoral, terão ao apoio de tropas federais. As tropas foram solicitadas pelo TRE, após análises dos focos de tensão nas duas cidades.

O próprio juiz eleitoral, Luciano Andrade de Souza destacou que Satuba e Pilar são conhecidas por realizarem campanhas eleitorais “marcadas por ameaças, intimidações, provocações, discussões acaloradas e intensa troca de ofensas”.

Nos demais municípios as forças de segurança ficarão sob a responsabilidade do governo estadual que designou a maior parte do seu efetivo das polícias Militar e Civil para a atividade de proteção dos locais de votação e dos eleitores.