8 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Vereador Dr. Valmir defende reordenamento das ações para livrar HGE do caos em que vive

Vereador realizou audiência pública na Câmara de Maceió para debater o drama vivido pelo hospital

 

Vereador Dr. Valmir Gomes presidiu a audiência pública do HGE na Câmara de Maceió

A partir de uma proposição do vereador Dr.Valmir Gomes (PT), a Câmara Municipal de Maceió debateu nesta sexta-feira, 26, a situação operacional do Hospital Geral do Estado (HGE).

Segundo Valmir Gomes, a iniciativa surgiu em função de toda complexidade vivida atualmente pelo HGE, num contexto de pandemia, e ainda tendo que atender as todas as demandas do interior do Estado.

Para o vereador essa situação sobrecarrega os profissionais de saúde, estressa pacientes e familiares e impõe a gestão do HGE desafios fundamentais para não agravar a situação do atendimento a quem precisa.

Detalhes – Coube ao gerente da unidade, médico Paulo Teixeira,  apresentar inicialmente os detalhes das providências que estão sendo adotadas para sanar o grave problema da presença de pacientes em seus corredores.
De com os dados o HGE apresenta uma média de 620 cirurgias por mês, sendo que 25 ou 30, ocorrem por dia a depender da demanda. Por conta desse grande volume foi realizado um novo planejamento de distribuição desses pacientes para outras unidades que integram a rede de apoio.
“O HGE tem um movimento cirúrgico elevado de alta complexidade o que é muito importante porque não tínhamos uma referência de atendimento porta aberta para a população de baixa renda. Foram mais de 6 mil cirurgias de janeiro a outubro: oncológicas, vasculares, renais e cirurgia geral. Apesar de não sermos referência de oncologia recebemos dezenas de pacientes que não foram atendidas nas referências e foram atendidas por nós”, explicou Paulo.
Pela nova proposta, para tirar o fluxo dos corredores teria que deixar de realizar cirurgias de alta complexidade. Sendo assim a solução foi a negociação dos leitos de retaguarda dos prestadores de serviço. No caso das cirurgias cardíacas, Santa Casa, Carvalho Beltrão e Veredas juntos ofertarão 120 leitos o que pode evitar acúmulo de pacientes vasculares no HGE.
A mesma proposta foi discutida com a Secretaria Estadual de Saúde para os pacientes cardiológicos. A Santa Casa passará a realizar 20 novas cirurgias, o Veredas outras 15, Chama manterá as atuais sete que realiza por semana. Já o Hospital Metropolitano está estruturando um setor de cardiologia que irá ter a capacidade de oferecer 20 cirurgias por mês.
Em nome do Conselho Estadual de Saúde, a odontóloga Kátia Born, disse que os conselheiros chegaram a um entendimento que diante da complexidade que cerca o HGE há a necessidade de que uma comissão permanente possa acompanhar suas demandas. Essa necessidade é fundamental para que possam ter acesso as informações de ações estratégicas. “Até porque não poderemos dar sugestões se não conhecemos a realidade. Não para sermos contra ou a favor, mas para ficarmos a favor da população que é esse o nosso papel”, explicou Kátia.
Somar esforços – No comando da audiência, o vereador Valmir Gomes destacou a necessidade de um somatórios de esforços junto ao sistema de saúde no Estado, a partir das estratégias a serem adotadas pelos gestores, com foco no bom aproveitamento dos hospitais e UPAs construídos pelo governo alagoano. Ele entende que há uma cultura da sociedade de corre para o HGE em qualquer situação, mas observa que Alagoas hoje tem uma rede hospitalar diferenciada e que falta apenas ordenamento para que a população seja atendida com tranquilidade e o HGE seja desafogado e livre do caos.
Já o  sub-secretário Estadual de Saúde, médico Marcos Ramalho, parte do problema histórico que resultou superlotação do HGE tem como causa a falta de atendimento dos pacientes nas unidades básicas, em alguns casos também no interior do Estado. E foi isso que o Governo de Alagoas procurou combater com a criação de unidades fora da capital e com a implantação das UPAs para que sirvam de referência no atendimento.

3 Comments

  • Avatar CICERO Lemacio lins silva

    Parabéns pela iniciativa Dr Walmir e toda equipe, temos uma estrutura com potência em Maceió e perdemos qualidade por estar sobrecarregada, realmente à estress dos pacientes e funcionários decorrente de tudo isso, médicos e funcionários fazendo milagre para conseguir dar o melhor de si, esperamos que realmente seja sucesso esse projeto e que seja apoiado em nome de todos

  • Avatar Nalva Ramos

    Vejo o quanto é importante ter um representante na câmara de vereadores que tenha compromisso com o povo, e que faça uso de seu mandato em busca de melhoria seja na saúde, educação, saneamento básico, como outras questões sociais. O vereador Dr. Valmir, esse sim, tem demonstrado serviço em tão pouco tempo de mandato. Parabéns por toda dedicação e compromisso com os maceioenses!

  • Avatar Rosivania Nascimento

    Parabéns Vereador Dr. Valmir pela iniciativa de trazer a público uma discussão tão importante. O HGE é um patrimônio de Alagoas e precisa de cuidado também.

Comments are closed.