28 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Weber rejeita pedido e Paulo Dantas segue afastado do cargo de governador de Alagoas

Corte Especial do STJ decidiu confirmar o afastamento do candidato a reeleição

A presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, negou nesta terça-feira (18) um pedido da Procuradoria-Geral de Alagoas para anular o afastamento do governador, Paulo Dantas (MDB).

Dantas é alvo de uma operação da Polícia Federal que investiga supostos crimes de corrupção na Assembleia Legislativa de Maceió e na última quinta-feira (13) a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça decidiu confirmar o afastamento de Dantas.

Ele é investigado por participar de um suposto esquema na Assembleia Legislativa de Alagoas em seus tempos de deputado estadual. O governador afastado nega qualquer irregularidade.

Dantas busca a reeleição no segundo turno contra Rodrigo Cunha (União Brasil), aliado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).Conforme a decisão de Rosa Weber, o tipo de ação apresentado pelo estado de Alagoas ao STF não é adequado.

Leia mais: Justiça eleitoral pune Rodrigo Cunha e concede 5 pedidos de liminares e um direito de resposta

A magistrada afirmou que se acolhesse o pedido, “restabelecendo-se o pleno e efetivo exercício do cargo de governador do estado a Paulo Dantas, cargo de que, nos termos da decisão da Ministra Laurita Vaz, supostamente se utilizou para a prática de ilícitos penais em face da Administração Pública, em risco restariam o patrimônio público e a moralidade administrativa”.