20 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Acabou para Cristiane Brasil

PTB desiste da indicação da filha de Roberto Jefferson para o Ministério do Trabalho

O PTB anunciou  a desistência da indicação da deputada federal Cristiane Brasil (RJ) para o comando do Ministério do Trabalho. Em nota à imprensa divulgada hoje (20) no Twitter, o presidente nacional do partido e pai da deputada, Roberto Jefferson, atribuiu a retirada da indicação à “indecisão da ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia em não julgar o mérito neste primeiro semestre”.

Segundo a nota, a decisão do partido “visa a proteger a integridade de Cristiane e não deixar parada a administração do ministério”. O PTB ainda não anunciou o nome que substituirá Cristiane Brasil na indicação ao comando da pasta.

Atualmente, a pasta é comandada pelo secretário-executivo, Helton Yomura, que tem acumulado as duas funções.

Indefinição

A nomeação de Cristiane Brasil foi anunciada pelo presidente Michel Temer no dia 3 de janeiro, mas a deputada foi impedida de tomar posse por força de uma decisão liminar do juiz Leonardo da Costa Couceiro, da 4ª Vara Federal de Niterói, proferida em 8 de janeiro.

Cristiane Brasil (PTB-RJ) tem confidenciado a aliados políticos que o imbróglio jurídico que travou, diversas vezes, sua nomeação no Ministério do Trabalho tenha provocado um dano permanente e irreparável em sua carreira política.

Aliados de Temer dizem que o presidente não queria o STF agindo como detentora do poder absoluto – se isso faz algum sentido, visto que Cristiane tem um processo trabalhista nas costas. Além de suspeitas de desvio de dinheiro.

Mas o caso é, como sempre, político: o presidente Temer precisava dos votos do PTB para a votação da reforma da previdência, agora em fevereiro. Com a intervenção federal no Rio, isso deixou de ser necessário, pois todas as tramitações de PC, como a reforma da Previdência, foram suspensas.