24 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Adiada seleção de estrangeiros no Mais Médicos

Mais de 10 mil médicos formados em outros países, entre brasileiros e estrangeiros, enviaram documentos para concorrer às vagas

A nova etapa de seleção de profissionais para vagas abertas no programa Mais Médicos, que deveria acontecer nesta semana, foi adiada novamente. Agora, ela deve ocorrer nos dias 7 e 8 de fevereiro

A mudança altera o cronograma voltado a brasileiros e estrangeiros formados em outros países. Em nota, o ministério informa que o novo prazo “não atrapalhará os candidatos” e que a mudança ocorre devido ao feriado de Carnaval.

“A mudança nas datas se deu por conta do período de Carnaval que aconteceria durante o acolhimento dos médicos. No entanto, a mudança não causará nenhuma alteração na forma de escolher a lotação das referidas cidades pelos profissionais inscritos”. Mayara Pinheiro, secretária de gestão do trabalho em saúde.

Segundo o ministério, 10.205 médicos formados em outros países, entre brasileiros e estrangeiros, enviaram documentos para concorrer às vagas. A validação daqueles que tiveram a documentação aceita será divulgada no fim de janeiro

São 1.460 vagas a serem preenchidas em todo o país, ou 82% das 8.517 dispostas no edital. Na segunda chamada, mais de 7 mil médicos com registro no Brasil se apresentaram aos municípios.

Dentre os mais de 1.700 que se inscreveram, pouco mais de mil compareceram para trabalhar, até 14 de janeiro.

Novo Cronograma

  • 31/01 – Publicação da validação dos documentos dos brasileiros formados no exterior;
  • 07/02 – Publicação da relação dos municípios com vagas remanescentes;
  • 07 e 08/02 – Brasileiros formados no exterior escolhem vagas disponíveis;
  • 12/02 – Publicação da validação dos documentos dos estrangeiros formados no exterior;
  • 18/02 – Publicação da relação dos municípios com vagas remanescentes;
  • 18 e 19/02 – Estrangeiros formados no exterior escolhem vagas disponíveis.

Alagoas

Após 2 meses da substituição dos médicos cubanos, restam 15 vagas, em 12 localidades de Alagoas, a serem preenchidas pelo programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. Destas, a maioria são a mais de 100 km de Maceió, no sertão do Estado.

A carência é nos municípios de Cacimbinhas, Campestre, Igreja Nova, Mata Grande, Olho d’Água das Flores, Olivença, Pão de Açúcar, Piaçabuçu, Piranhas, Santana do Ipanema, e São Brás. O Distrito Sanitário Especial Indígena, dividido com Sergipe, oferta duas vagas.

Com o programa, mais de 700 municípios brasileiros tiveram um médico pela primeira vez na história. E cerca de 528 mil alagoanos ficariam sem atendimento médico, na Atenção Básica de Saúde, sem os participantes do programa.