29 de julho de 2021Informação, independência e credibilidade
Mundo

Agência Britânica recomenda que alérgicos não tomem vacina da Pfizer

Recomendação aconteceu após registro de reações anafiláticas

A MHRA (Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde) do Reino Unido informou que pessoas com alergias excessivas não devem tomar a vacina da Pfizer/BioNtech.

O alerta foi emitido depois que duas pessoas tiveram reações fortes ao imunizante. Ambos estão se recuperando bem do problema, após o início da vacinação na terra da Rainha, que começou ontem com uma senhora de 90 anos e um senhor chamado William Shakespeare.

A restrição é apenas para quem tem histórico “significativo” de reações alérgicas a vacinas, medicamentos ou alimentos. Por isso, a partir de agora, todas as pessoas que forem se vacinar serão perguntadas sobre isso.

O problema aconteceu com dois funcionários do NHS, o sistema de saúde do Reino Unido. Eles eram alérgicos a ponto de terem que andar com um autoinjetor de adrenalina.

Ambos tiveram reação anafilática minutos após tomarem a vacina, mas receberam tratamento rápido e estão se recuperando bem, segundo o NHS.

Brasil

Nesta semana, o Ministério da Saúde do Brasil anunciou que está negociando para comprar cerca de 70 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech. A vacinação deve começar apenas em dois meses.

Em novembro, a gigante farmacêutica anunciou que sua vacina tem 95% de eficácia, após a conclusão dos testes da fase 3 – a última com vacinação em massa entre voluntários.