7 de dezembro de 2023Informação, independência e credibilidade
Política

Alagoas: Número de homicídios cai 20% no primeiro semestre de 2018

Maceió reduziu homicídios e também assaltos a ônibus, segundo levantamento

A Segurança Pública de Alagoas fechou o primeiro semestre de 2018 com uma redução de 20,2% no número de homicídios registrados em Alagoas. A capital alagoana também registrou queda no mesmo período analisado. Segundo os dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da SSP, entre janeiro e junho de 2017 ocorreram 1034 homicídios, enquanto que no mesmo período deste ano o número caiu para 825.

Já em Maceió a queda foi de 30,1%. De janeiro a julho de 2017 a capital alagoana registrou 372 Crimes Violentos Letais e Intencionais, enquanto que até junho deste ano o número reduziu para 260 crimes. Quando comparamos o mês de junho deste ano com o do mês passado, Maceió também apresentou queda de 23,5% no número de crimes. Foram registrados 39 homicídios em junho, enquanto que no mesmo período de 2018 o número foi de 51.

Uma das reduções mais expressivas alcançadas pela Segurança Pública e que hoje já é destaque no país refere-se aos assaltos a coletivos. As ações realizadas de forma integrada têm rendido bons frutos e o primeiro semestre do ano encerra com uma queda de 27,2% no número de ações. Entre janeiro e junho do ano passado foram contabilizados 283 assaltos, enquanto que no mesmo período deste ano o número caiu para 206.

Desde o ano passado, quando a capital reduziu pela metade as ocorrências de assaltos a ônibus, ações integradas são realizadas e todos os batalhões também realizam abordagens a coletivos visando inibir ações.

Número de denúncias aumenta em Alagoas

Considerada uma das ferramentas mais importantes para combater o crime no Estado, as denúncias realizadas pela população por meio da plataforma do Disque-Denúncia 181 também alcançaram uma alta de 34,4% no primeiro semestre deste ano comparado ao do ano passado. De janeiro a junho foram registradas 9290 denúncias, enquanto que no primeiro semestre de 2017 foram recebidas 6912.