20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Almirante depõe nesta terça sobre as joias de R$ 16 milhões retidas na Receita Federal

Bolsonaro tentou 8 vezes retirar as joias da alfândega, em Guarulhos, no estilo contrabando

Almirante Bento Albuquerque depõe nesta terça-feira sobre joias para Michelle

Almirante da Marina e ex-ministro de Minas e Energia do governo Bolsonaro, Bento Albuquerque, presta depoimento sobre joias recebidas pela comitiva brasileira na Arábia Saudita nesta terça-feira, 14.

Ele foi intimado pela Polícia Federal a depor em inquérito aberto para investigar o caso. Inicialmente, a oitiva de Albuquerque estava marcada para 9 de março, mas foi adiada para esta terça, por videoconferência.

Na oitiva, Albuquerque terá que explicar se sabia o conteúdo do presente dentro do pacote, o porquê de não ter declarado as joias e se o presente era, de fato, endereçado à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Imagens mostraram Albuquerque dizendo a auditores da Receita Federal que as joias dadas de presente pela Arabia Saudita ao Brasil eram de Michelle.

O vídeo, obtido pela TV Globo, foi registrado pelas câmeras de segurança do Aeroporto Internacional de Guarulhos, no dia 26 de outubro de 2021, data em que Albuquerque desembarcou no Brasil.

“Isso tudo vai entrar lá para a primeira-dama”, diz o ex-ministro aos auditores na filmagem. Albuquerque se refere a joias avaliadas em R$ 16,5 milhões, que ficaram retidas na alfândega.

Contrabando – As joias ficaram retidas na receita por não terem sido devidamente declaradas como patrimônio nacional. No entanto, o ex-presidente Jair Bolsonaro tentou oito vezes retirá-las da alfândega em Guarulhos, na forma de contrabando.  As tentativas aconteceram até dois dias antes de ele deixar o Brasil em dezembro de 2022.