7 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Cotidiano

Aluno do Senai/AL treina em Brasília para competição na Rússia

Gildson Hugo, de 20 anos, se prepara há mais de oito meses para a Worldskills

Treinamentos em Brasília a todo vapor; competição em Kazan, na Rússia, em agosto. Essa é a rotina do alagoano Gildson Hugo Cardoso dos Santos, aluno do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL). Ele conquistou a vaga para a 45ª Worldskills, a maior competição de educação profissional do mundo, na ocupação webdesign.

Primeiro alagoano a participar do mundial nessa profissão, Gildson Hugo, de 20 anos, se preparou por mais de oito meses e ficou em primeiro lugar em duas seletivas: a primeira, em Natal (RN), e a segunda, um desempate, em Brasília.

Segundo ele, para chegar entre os melhores, só há um caminho: treinar. Em Alagoas, Gildson treinava no mínimo oito horas de treino nos dias úteis e, às vezes, em feriados e fins de semana. “Sempre tive vontade de ser uma referência na área e decidi apostar nisso. Larguei tudo para vir treinar e deu certo”, contou.

Os competidores acordam cedo, fazem ginástica, tomam café da manhã e seguem para os centros de treinamento, onde ficam de 8h às 18h. Em Brasília são três endereços: um no Setor de Indústrias Gráficas, outro no Guará e um terceiro em Taguatinga.

Worldskills (WS) – Realizada a cada dois anos, a WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo e já ocorre há mais de seis décadas. Os melhores alunos de países das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul disputam medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviços. Os competidores precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas para responder aos desafios de suas ocupações dentro de padrões internacionais de qualidade.