25 de julho de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Alunos Sesi Senai vão à etapa internacional da Olimpíada de Astronomia

Eles foram medalhistas no evento nacional realizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB)

Lucas é um dos classificados para a prova internacional | Assessoria

Para fechar o ano com chave de ouro, a Rede Sesi Senai de Educação comemora mais um resultado nacional expressivo: a conquista de dez medalhas – três ouros, duas pratas e cinco bronzes –, por seus alunos, na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O evento é realizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB). Destes medalhistas do Sesi Senai, três se classificaram para a etapa internacional.

O resultado foi fruto de uma seleção rigorosa, segundo o representante da OBA e professor de Física e Ciências da Natureza da Escola Sesi Cambona, André Gonçalves. Ele diz que o resultado foi gratificante, principalmente, por ver alunos tão jovens e comprometidos com a competição, “além de perceber o quanto um tema tão complexo como a Astronomia desperta interesse nos mais jovens. Esse, talvez, seja o maior prêmio de todos”.

Para a etapa internacional, o processo será mais rigoroso. “As seletivas começarão em janeiro. Serão três etapas, onde vão ser selecionados 45 alunos de todo o Brasil para compor a equipe Brasileira de Astronomia”, explica.

Premiados

Classificado para a fase internacional após conquistar medalha de ouro na prova, Lucas de Castro Moraes, do 9º ano da Escola Sesi Cambona, afirma que participar da OBA foi uma das melhores experiências que já teve. “Eu adorei participar dessas olimpíadas, estudei muito, conquistei uma medalha de ouro. Com muito esforço, consegui uma pré-seleção para a Olimpíada Internacional de Astronomia e garanto que vou estudar muito para garantir minha vaga”, destacou.

Além de Lucas, foram medalhistas de ouro Letícia Gabrielle Soares e Rafael Silva de Amorim, ambos do 8º ano da Escola Sesi Senai Benedito Bentes. Conquistaram a prata os alunos do ensino médio Pedro Lucas Loureiro, da 2ª série da Cambona e Matheus Gomes Januário, da 2ª série da Escola Benedito Bentes, ambos classificados para a prova internacional.

Pela Escola Sesi Cambona, faturaram a medalha de bronze Maria Geovânia Bertoldo e Mariana Lopes dos Santos, do 8º ano, além de Pedro Emanoel Lins, do 7º. E pela Escola Sesi Senai Benedito Bentes, Isabella Myreah Lopes, do 9º ano e Nayara Alany Barros, da 1ª série do ensino médio.