20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Alunos de escola estadual de Alagoas sofrem histeria coletiva e precisam de socorro médico

Além de resgate de profissionais da SAMU, profissional de psicologia também foi acionado

Cerca de 20 alunos de uma escola da rede estadual de ensino, em Maceió, foram socorridos pelo  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na tarde desta sexta-feira, 17.

Segundo a assessoria de comunicação do Samu, uma das médicas que fazem o atendimento no local informou que, pelos sintomas dos alunos atendidos, pode se tratar de uma crise coletiva de ansiedade.

Tudo começou após uma crise de ansiedade muito forte de uma aluna do 6º ano da Escola Estadual Prof. Edmilson Pontes, localizada na Rua Cônego Machado, no Farol.

Ela atendida por professores e encaminhada a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) parece ter servindo de gatilho para outros alunos também começaram a apresentar sintomas de ansiedade, o que levou a direção da escola a acionar o Samu.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que, ao tomar conhecimento da crise de ansiedade, a direção da unidade acionou o serviço de saúde para o socorro à estudante, cujo quadro desencadeou o mesmo transtorno em alguns colegas de classe, igualmente atendidos na própria escola.

Um profissional de psicologia também foi chamado para prestar a devida assistência aos estudantes. Confira a nota na íntegra:

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que foram deslocadas para esta ocorrência uma Unidade de Suporte Básico (USB), uma Unidade de Suporte Avançado (USA-UTI móvel) além do Serviço de Motolância do Samu Alagoas. No local, cerca de 20 crianças de aproximadamente 12 anos estavam em histeria coletiva após uma crise de ansiedade de um estudante. Sem necessidade de encaminhamento hospitalar, os estudantes foram dispensados para voltar para casa. O primeiro estudante com crise de ansiedade já havia sido removido do local antes da chegada das equipes do Samu Alagoas.