15 de abril de 2021Informação, independência e credibilidade
Brasil

Anvisa aprova uso emergencial da vacina Janssen

Benefícios conhecidos e potenciais da vacina, superam os riscos, atendendo os critérios para uso emergencial

O uso emergencial da vacina da Janssen no Brasil foi aprovado, hoje, 31, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em votação que analisou o parecer técnico da Agência, a maioria dos diretores seguiu o voto da relatora e diretora Meiruse Sousa.

Esta é a quinta vacina aprovada pela Anvisa contra a covid-19. O terceiro voto, e decisivo, foi do diretor Alex Campos.

“Os milhares de mortos anunciados a cada dia no Brasil, quase 2 mortes por minuto, evidenciam um ambiente de terror. É o que apavora a população brasileira. Então cada não e cada sim dessa Agência é sempre um sopro de esperança quando uma vacina é oferecida a população brasileira. Então considerando que as vacinas são a forma mais eficaz de prevenir doenças, eu acompanho a relatora”. Alex Campos.

Os votos destacaram os “ótimos resultados” do imunizante em testes com pacientes acima de 18 anos e as autorizações já obtidas pela empresa em outros países. Também foi ressaltado “os benefícios conhecidos e potenciais da vacina, superam os riscos, atendendo os critérios para uso emergencial”.

Relatora do pedido, Meiruse Sousa avaliou que “os benefícios conhecidos e potenciais da vacina, superam os riscos, atendendo os critérios para uso emergencial”.

Meiruse Sousa informou que o seu voto considerou os resultados preliminares enviados pela empresa, outras autorizações já concedidas mundialmente, bem como as avaliações da equipe técnica, do programa de monitoramento e as obrigações da empresa de apresentar estudos estabelecidos no termo de compromisso.