8 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Ao vivo: CPRM divulga laudo sobre rachaduras no Pinheiro e região

Documento deve apontar culpados das inúmeras fissuras, trincas e rachaduras em moradias e vias públicas


Transmissão no Facebook da CPRM.

Clique aqui para atualização: o diretor da CPRM, Thales Sampaio, respondeu um morador sobre a culpa ou não da Braskem e ele foi enfático: na região, há uma falha geológica e a empresa deveria realizar testes antes de fazer perfuração e mineração. O que agravou o fenômeno nos bairros. O Relatório da CPRM portanto acusa a Braskem pelas rachaduras.

Será apresentado nesta quarta-feira (8), finalmente, a apresentação do laudo da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, Serviço Geológico do Brasil (CPRM), apontando as causas sobre o afundamento e rachaduras que atingem, além do Pinheiro, os bairros Mutange e Bebedouro, em Maceió, bairros que estão com estado de calamidade declarado.

A divulgação do laudo acontecerá durante audiência pública, à partir das 9 horas, no prédio da Justiça Federal, no bairro do Barro Duro. O laudo conclusivo sobre o bairro, referente às inúmeras fissuras, trincas e rachaduras em moradias e vias públicas deveria ter sido apresentado no último dia 30 de abril.

Veja a programação para esta quarta:

  • 9h – Abertura
  • Cel. Alexandre Lucas Alves – Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil – SEDEC/MDR  faz saudação de boas vindas, cumpre a nominata dos presentes, contextualiza o encontro para apresentação do relatório técnico da CPRM dos estudos sobre a Instabilidade do Terreno nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro, em Maceió, e convoca o assessor de Hidrologia e Gestão Territorial – CPRM, Thales Queiroz Sampaio, para fazer a apresentação do relatório técnico.
  • 9h20 – Apresentação do relatório técnico – Thales Queiroz Sampaio
  • 10h20 – Composição da Mesa Técnica para responder as perguntas sobre os resultados do Relatório Técnico.
  • MDR – Cel. Alexandre Lucas Alves – Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil – SEDEC/MDR
    MME – Dra. Lilia Mascarenhas e Dr. Frederico Bedran
    CPRM – Dr. Esteves Colnago e Dr. Antônio Carlos Bacelar
    ANM – Dr. Victor Bicca
  • 10h40 – Início da sessão de perguntas, que devem ser encaminhadas por escrito para efeito de documentação da sessão.
  • Mediação realizada pelo Cel Alexandre Lucas Alves – Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil – SEDEC/MDR
  • 12h30 – Encerramento do evento de Apresentação do Relatório Técnico;
  • 12h45 – Início da coletiva de imprensa.
Mapa das áreas de risco do Pinheiro

Evacuação

Um documento, com cerca de 100 páginas, já havia sido elaborado com a participação das defesas civis Estadual e Nacional, detalhando a atuação para ações preventivas e também em caso de desastre.

“É importante cumprir com nossas obrigações legais. Se ocorrer um volume de chuva entre 30 e 40ml em uma hora, precisamos estar prontos para atuar. A gente espera que não aconteça, mas temos que ter o plano de evacuação pronto. É um trabalho em parceria com muita gente: Ministério Público Estadual e Federal, Corpo de Bombeiros, Defensoria Pública. Enfim, todo mundo unido para oferecer mais tranquilidade ao povo do Pinheiro”. Rui Palmeira, prefeito de Maceió.

No Pinheiro, onde as fissuras surgiram há mais tempo, os cenários de risco correspondem ao mapa de feições produzido pela CPRM, que classificou os locais em áreas vermelha, laranja e amarela.

A área vermelha, de maior risco, concentra 514 imóveis e mais de 1.900 moradores. A laranja possui quase 1.600 imóveis, e a amarela, 332. Pelo plano de contingência, são considerados fatores de risco ocorrências como o surgimento de rachaduras e buracos em terrenos, o desabamento de edificações ou o deslizamento de encostas.