17 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Apagão: Alagoas e mais 12 estados ficam sem energia elétrica

O problema foi registrado às 15h48 e teve início após uma falha na usina de Belo Monte, no Pará

Um apagão causou diversos transtornos na tarde e começo da noite desta quarta-feira (21) em 13 estados das regiões Norte e Nordeste. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema foi registrado às 15h48 e teve início após uma falha na usina de Belo Monte, no Pará. A Centrais Elétricas do Pará (Celpa) informou que um problema na geração de energia da usina de Tucuruí, no nordeste do Estado, pode ter causado o apagão.

Por meio da sua assessoria de comunicação, a Eletrobrás Distribuição Alagoas informou que segue monitorando a situação. Aos poucos a energia está sendo restabelecida em diversos bairros de Maceió. Na capital, o trânsito foi extremamente afetado, já que todos os semáforos ficaram sem funcionar durante a queda de energia e foram registrados congestionamentos quilométricos.

Outra reclamação registrada, diz respeito ao sinal fraco, quase inexistente, das operadoras de telefonia celular, o que impediu o envio de mensagens e a realização de chamadas.

Comércio

Temerosos com a possibilidade de arrastões, comerciantes do centro de Maceió fecharam as portas mais cedo. A informação de que não havia previsão para o retorno da energia fez com que estabelecimentos comerciais encerrassem suas atividades antes das 18h.

Confira a íntegra da nota emitida pelo ONS:

Hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.

Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.

Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.

Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso.

As causas de desligamento estão sendo investigadas.