27 de julho de 2021Informação, independência e credibilidade
Brasil

Após pressão de governadores, Estados começam vacinar hoje a população

Solenidade de entrega das vacinas foi realizada em São Paulo pelo ministro da Saúde

Governadores pressionam Pazuello e vacinação contra Covid já começa hoje na maioria dos Estados

Já a partir da tarde desta segunda-feira, 18, Estados e municípios começam a receber a vacinar contra covid-19.

A decisão foi tomada em reunião nesta manhã entre o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e os governadores, durante solenidade realizada em São Paulo, no aeroporto de Guarulhos.

O evento foi para oficializar a  entrega de doses da vacina Coronavac a governadores. Pazuell foi pressionado a antecipar o Plano Nacional de Imunização, previsto para começar na quarta-feira, 20.

Assim os Estado iniciarão a vacinação ainda hoje,  um dia após o governo de São Paulo aplicar as primeiras doses do imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Os estados devem receber até as 14h o lote de vacinas em aviões da FAB e empresas privadas. “Acho que podemos começar hoje até o fim do expediente, a partir das 17h”, declarou o ministro. Até esse horário, segundo ele, todos os estados já terão recebido o primeiro lote da carga.

Na entrevista coletiva, Pazuello disse que espera a chegada de mais de 6 milhões de doses da vacina produzida pela Universidade de Oxford e pela AstraZenenca ainda esta semana. A vacina também foi autorizada pela Anvisa nesse domingo, mas ainda não há doses disponíveis à população.

O governador Alagoas, Renan Filho (MDB) participou do evento e anunciou que esse primeiro lote de 70 mil doses de vacinas será para os profissionais de saúde e idosos.