23 de setembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Blog

Arrumou sua mesa? Corre que o Baile da Chita já vai começar

Reprodução redes sociais

Vai ter festa, sim! Ambiente decorado, coroação de Rainha e banda tocando a ‘Rosinha de Propriá’, que se eternizou na voz do saudoso Luiz Gonzaga… Vai ter encontro de amigos / conterrâneos e se você quiser, pode rolar uma cerveja, umas doses de whisky… Ops, sem aglomeração. É tudo na sua casa, de maneira virtual, como recomendam as regras de isolamento social ainda vigentes e necessárias no enfrentamento ao coronavírus.

O famoso Baile da Chita, patrimônio imaterial cultural e artístico do Estado de Alagoas, resistiu, adaptou-se aos tempos atuais, mas não deixou quebrar a tradição. E este ano, por causa da pandemia, realiza sua 69ª edição, sem público, mas com transmissão ao vivo, diretamente da sua sede original – o Clube Cultural Recreativo de Paulo Jacinto.

A live será neste sábado (24), a partir das 19h, pelo canal da rádio Educar FM PJ, no Youtube. E para participar, é só se inscrever. Tá esperando o que? É lógico que os paulojacintenses adoram o encontro que o baile proporciona; o abraço, a farrinha cheia de histórias de vida e recordação, quando a cidade se enche de gente para comemorar a festa que marcou a adolescência e a juventude de cada um.

Mas este ano vai ser assim: O encontro acontece no ambiente virtual, cada um na sua casa, guardando a vontade do abraço para 2022, quando a mais tradicional festa do interior alagoano comemora 70 anos.

Jullyglace e Maria Eduarda – Rainhas da Chita 2020 e 2021

Essa será a segunda vez que o Baile da Chita será comemorado em ambiente on-line. Mas este ano o modelo está mais completo, cumprindo todos os rituais da festa. A banda Trad-som vai estar no Clube, e nós estaremos, de casa, curtindo a live, encontrando virtualmente os velhos e bons amigos, vibrando com o toque da ‘Rosinha de Propriá’ (paulocintenses entenderão) e assistindo à apresentação e coroação das rainha da Chita de 2020, Jullyglace Mayara, e de 2021, Maria Eduarda, escolhidas pelos sócios do Clube para ‘reinar’ até o ano que vem, na terra do Baile da Chita.

Então, arrume a mesa da sala, e nem precisa de cadeira. Pegue seu par, ou dance sozinho/a, porque a festa já vai começar e a Rosinha já anuncia com saudade.

“Por isso eu vou voltar, pra lá…