29 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Cultura

Arte na sua porta: um projeto que toca a alma da música e dos músicos alagoanos

O circuito estreiou no dia 26 em Maragogi e nesta terça-feira tem continuidade em Marechal Deodoro

O Instituto Maria Augusta Monteiro – IMAM, em parceria com o Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e com o apoio do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, dar continuidade nesta terça-feira, 29 ao Circuito Cultural Arte na Sua Porta, aberto no dia 26 de março na cidade de Maragogi.

O circuito tem continuidade hoje no Ifal de Marechal Dedoro e é visto com o uma verdadeira celebração da música e dos músicos de Alagoas.

Segundo a maestrina Fátima Menezes, presidente do IMAM, o principal objetivo do projeto é oferecer a jovens, crianças e adultos, músicos iniciantes, músicos de banda e músicos de sopro “oportunidade para trocar informações e aprofundar conhecimentos teóricos e práticos em oficinas gratuitas de capacitação sobre o exercício musical individual ecoletivo com instrumentos de sopro e percussão”.

O Circuito será desenvolvido nos municípios de Maragogi, Murici, Arapiraca, Marechal Deodoro e Palmeira dos Índios – que funcionarão como cidades polos – estendendo-se a interessados que residam nas circunvizinhanças, com garantia de pernoite e refeições. Serão ministradas,

sempre aos sábados, oficinas de clarineta (Jonathas Raposo), saxofone (Ely Rodrigues), trompete (Siqueira Lima), trompa (Elias Laurentino), trombone (Tarciso Pereira), bombardino e Tuba (Rodrigo Oliveira|) e percussão (Leo Bulhões), todos professores experientes e reconhecidos em suas áreas de atuação. “Vamos trabalhar técnica, manejo e repertório, nessas oficinas”,explica a presidente do IMAM.

Ao final de cada sessão do projeto, no domingo, será realizado um grande Cortejo Cultural com participação de bandas de fanfarra locais ou de cidades vizinhas, do Guerreiro São Pedro Alagoano, do Pastoril do Centro Social do Idoso São Francisco de Assis, do Boi Bumbá Alagoano e do Coletivo Circense.

NASCE O PROJETO

“Estou sempre lidando, profissionalmente, com músicos de diferentes formações e aptidões. Dessa forma, comecei a perceber detalhes e necessidades comuns à maioria deles, como o desejo de aprimorar os talentos naturais por meio de estudo e intercâmbios dentro e fora do

próprio círculo”, diz Fátima Menezes. “Conversando com o maestro Paranhos, ex-presidente da Associação das Bandas de Música do Estado de Alagoas e um apaixonado por esse universo, nasceu o desejo de colocar em prática algumas ideias que já compartilhávamos. Nasceu, aí, o Circuito Cultural Arte na Sua Porta”, revela a maestrina.

Coube, então, ao maestro Paranhos – pelo nível de articulação e expertise nas atividades musicais que realiza com seus colegas do interior do Estado –, a função de coordenador de polo, cuidando, junto com a colega Fátima Menezes, de todas as questões logística do projeto: inscrições de participantes, alojamento e alimentação, contatos com seus pares e secretários de cultura e outros gestores ligados às áreas de educação e cultura.

“E, como esperávamos, o apoio veio, de forma gratificante: Maragogi cedeu o espaço da Escola Cívico Militar José Jorge de Farias Sales e o IFAL disponibilizou as dependências de seus campi, para as demais cidades. Então, colocamos mãos à obra”, celebra Fátima Menezes.

A estreia foi um sucesso

O circuito estreiou nos dias 26 e 27 de março em Maragogi com a realização de oficinas na Escola Cívico Militar José Jorge de Farias Sales. No encerramento foram apresentadas as peças musicais de cada oficina e, em seguida, formou-se  o Bandão que, ao lado dos convidados e da anfitriã Banda Marcial Cabanos, participou do Grande Cortejo Cultural pelas ruas da cidade.

SERVIÇO:
PROJETO: Circuito Cultural Arte na Sua Porta
REALIZAÇÃO: Instituto Maria Augusta Monteiro
PARCERIA: Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo
APOIO: Instituto Federal de Alagoas – IFAL
PROGRAMAÇÃO:
26 e 27 de março: MARAGOGI
09 e 10 de abril: MURICI
30 de abril e 01 de maio: ARAPIRACA
14 e 15 de maio: PALMEIRA DOS ÍNDIOS
28 e 29 de maio: MARECHAL DEODORO
INFORMAÇÕES:
Assessoria de Comunicação: (82) 99831-0021