20 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Assaltos a ônibus no Centro de Maceió caem 200% em três meses

Assaltos a veículos diminuíram 100% e a transeuntes caíram 31%

Em 90 dias de atuação nas áreas comerciais do Centro de Maceió, o Programa Ronda no Bairro ajudou a reduzir o número de assaltos a coletivos em 200%.

Os dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), apontam também a queda de 100% nos assaltos a veículos e redução de 31% no número de assaltos a transeuntes em comparação ao trimestre anterior.

Os números alcançados nesse período comprovam que o programa ajuda a reduzir a violência nos territórios de atuação e garante a moradores, comerciantes, trabalhadores e frequentadores dessas regiões a tranquilidade necessária para desenvolver suas atividades.

Por dia, 60 agentes de proximidade realizam rondas a pé, de moto e de carro tanto nas áreas comerciais do bairro, como no entorno, reforçando a segurança em pontos de ônibus, acessos a escolas, faculdades, praças e mirantes existentes no perímetro. Já a equipe social multidisciplinar é composta por uma psicóloga e uma assistente social.

Moradores de Rua

Desde que o Ronda no Bairro foi implantado, há três meses, a equipe de Articulação e Mobilização Social do programa realizou 67 abordagens psicossociais a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Todos os casos identificados foram encaminhados para as Redes de Atenção Psicossocial (RAPS) municipais e estaduais, já que ao Estado cabe fiscalizar, mobilizar e articular o acesso aos serviços públicos.