20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Audiência sobre o abertura do Vera Arruda é suspensa após tumulto

Durante a fala de um morador, que defendeu a abertura do corredor, o tumulto começou e o vereador Chico Filho suspendeu a sessão

A audiência pública desta terça (4) no auditório da Associação Comercial de Maceió, que discutia a abertura das ruas do Corredor Vera Arruda, no bairro da Jatiúca, precisou ser suspensa após um tumulto causado por apoiadores e pessoas contrarias à proposta.

A audiência contou com a presença de vereadores, moradores do bairro da Jatiúca e representantes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTTT).

A intenção da vereadora Teca Nelma (PSD) ao propor o embate público foi dar voz à população, que, segundo ela, será afetada pelas mudanças. “Estamos dando voz para aqueles que realmente serão afetados por essa mudança. Os afetados devem ser ouvidos e serão ouvidos”, complementou a propositora da audiência.

A vereadora Olívia Tenório se posicionou contra a proposta apresentada pela SMTT, argumentando que o projeto não solucionará os problemas de trânsito em Maceió.

“O que vai mudar o trânsito da nossa capital é um plano de mobilidade urbana, o que não foi apresentado pela prefeitura. O Vera Arruda é frequentado por idosos e crianças. Deveríamos estar discutindo a abertura de novos corredores como o Vera Arruda em outros locais da cidade, e não a destruição desse local, que é tão importante para a população”..

Durante a audiência, o superintendente da SMTT, André Costa, apresentou o projeto proposto pelo órgão para abertura de ruas no Corredor Vera Arruda, explicando as mudanças que serão realizadas no local.

“Tais mudanças vão melhorar muito o trânsito na localidade. São mudanças mínimas, pois o Vera Arruda tem mais de 40 mil m² e serão afetados pouco mais de 300 m². Além disso, será permitido o tráfego na localidade apenas em dias úteis e até as 19h. Outras coisas que observamos são os horários em que as pessoas frequentam o corredor, que, na maioria das vezes, é pela noite e aos finais de semanas”.

Ele afirmou que tais melhorias terão impacto positivo na mobilidade urbana de Maceió. No entanto, a audiência se tornou tumultuada devido à presença de apoiadores da proposta e pessoas contrárias ao projeto.

O presidente da Associação Comunitária dos Moradores do Loteamento Stella Maris (Astema), José Queiroz, disse, em sua fala, que é contra qualquer modificação no corredor. “Não tem projeto que ele mostre, que a gente vá aceitar”, afirmou Queiroz.

Já o presidente da Associação dos Motoristas por Aplicativo, Alex Félix, afirmou que a abertura de ruas no corredor vai facilitar o trânsito para os motoristas e que muitos profissionais têm que recusar corridas em razão da falta de alternativa para pegar o cliente.

O contraste de posicionamentos enervou os presentes. Durante a fala de um morador, que defendeu a abertura do corredor, o tumulto começou e o vereador Chico Filho (MDB), que lidera o governo na Câmara e mediava a audiência, precisou suspender o evento. Ele mandou desligar os microfones, a transmissão, pois a audiência estava sendo transmitida ao vivo,.