20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Bancada do PT propõe imposto (Ipaf) tipo IPVA para as armas de fogo

O projeto diz que arrecadação será para financiar ações de segurança nas escolas públicas do País

Armas de fogo poderão ter imposto semelhante ao IPVA

Deputados do PT pretendem protocolar nos próximos dias uma proposta que prevê a criação de um imposto sobre propriedade de armas de fogo, a exemplo do IPVA (sobre veículos), para financiar as ações de segurança nas escolas anunciadas pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na semana passada.

O Ipaf (Imposto sobre Propriedade de Armas de Fogo), da União, teria alíquota de 20% e seria anual. A informação é da FolhaPress.

Autor do projeto, o deputado Alencar Santana (PT), diz que, assim que os ajustes forem concluídos, pretende procurar o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para pedir urgência na votação.

“A arma, assim como um veículo, por exemplo, possui registro do proprietário. E o estado também deveria taxar, porque é um bem”, diz. “Ao mesmo tempo, nós precisamos estimular a cultura da paz. Se alguns se acham no direito de ter uma arma, que eles também contribuam para a cultura de paz que precisamos propagar no país.”

Ele nega que o projeto busque proibir a posse armas. “Estamos dizendo que quem tiver, tem que pagar. Se quem tem uma moto, um veículo, tem que pagar pela propriedade, por que quem tem uma arma, que precisa ter controle de propriedade, não tem que pagar?”, pergunta.

Além dele, outros deputados do PT sinalizaram apoio à criação do Ipaf.

11 Comments

  • Avatar Cidadão brasileiro nato

    Isso é um convite para a clandestinidade, as facções não tem registro portanto não pagarão, esse governo não cobra nada do time deles e se eu tiver que pagar imposto, vou poder andar com minha arma onde eu quiser.

  • Avatar Roberto

    diz pra essa tropa de fdp
    irem trabalha pra ganha dinheiro e nao so tirar de quem tem alguma coisa
    e trabalho pra ter
    tropa de ladrao ,parem de roubar que vai ter dinheiro
    e porque so as escolas estaduais que tem de ter seguranca
    e as particulares que alem de nao tirar nada do estado para seos filhos ainda da lugar para um outro estudar
    alem de me pagar tudo ainda pago imposto que ajuda uma outra crianca a estudar
    voces sao todos falcatrua
    nao pensam pra nimguem ,somente no proprio bolso

  • Avatar Sebastião da Silva Negreiros

    No PT e o PSOL, só tem político analfabeto, débil mental. Só pensam em fazer o mal ao povo brasileiro.

  • Avatar Sebastião da Silva Negreiros

    No PT e o PSOL, só tem político analfabeto débil mental. Só pensam em fazer o mal ao povo brasileiro.

  • Avatar Cleto

    Já que querem cobra imposto sobre armas. Os nobres deputados deverião pagar o imposto de renda sobre a verba indenizatoria .
    Para ser honesto e justo.

  • Avatar Rivelino Lopes

    O carro tem o IPVA MAIS POSSO ANDAR NA RUA SE LIBERAREM O PORTE PODE TACHAR O IMPOSTO. E ASSIM QUE PENSO POUS OS BANDIDOS NAO PAGAM DOCUMENTAÇAO ANDAM ARMADOS MATAM E NEM PRESI VAO E SE NOIS FOR PEGO ANDANDO NA RUA COM NOSSA ARMA DOCUME TADA VAMOS PRESO SEM FASER NADA

  • Avatar Leandro Thomaz

    Se formos seguir esta linha de raciocínio mediocre em breve teremos impostos por ter uma televisão, um computador ou uma faca.

  • Avatar Jackson

    Armas aumentam a violência (narrativa petista), mas impostos advindos delas são sempre bem-vindos. A hipocrisia petista não tem limite. Quem paga IPVA tem direito a usar o carro/moto na rua. Então, quem pagar o imposto das armas vai poder portá-las também? Perguntar não ofende.

  • Avatar Gildo Alves da Silva

    Já que vamos pagar , temos o direito de portar, nem que seja dentro do carro. Afinal de contas todo cidadão de bem tem direito a se defender e proteger a família. Outra coisa: será que vão cobrar o imposto também para o pcc? E para o resto da bandidagem? Ou será somente para o contribuinte que honra suas obrigações?

Comments are closed.