20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Bolsonaro acha que Zambelli o traiu e que deputada fez acordo com Alexandre de Moraes

Parlamentar bolsonarista horas antes deu entrevista sugerindo menos ataques ao STF e foco em Lula

Distante nos Estados Unidos, e gastando R$ 432 mil só com diárias para a equipe de assessores, o ex-presidente Jair Bolsonaro anda desconfiado de Carla Zambelli (PL-SP). Ele acha que deputada bolsonarista mais votada de São Paulo, à frente até mesmo do filho 03 Eduardo (PL-SP), fechou um acordo com Alexandre de Moraes.

Jair ficou com a pulga atrás da orelha desde 6 de fevereiro, quando a deputada teve as redes sociais liberadas pelo ministro do STF. Ela estava proibido de usar seus perfis desde o início de novembro, após insistentes discursos conspiratórios sobre o resultados das eleições – também dias depois de ameaçar armada um negro desarmado na véspera do segundo turno.

A interlocutores, segundo a colunista Mônica Bergamo, Bolsonaro viu esse como um movimento de traição por parte dela, pois ela teria feito um acordo com o ministro do Supremo Tribunal Federal para não ser presa.

Na decisão em que desbloqueou os perfis dela o magistrado afirma que houve “a cessação”, por parte de Zambelli, “de conteúdos revestidos de ilicitudes e tendentes a transgredir a integridade do processo eleitoral”.

Ficou pior ainda para Zambelli, aos olhos de Bolsonaro, depois que ela deu uma entrevista afirmando ter entrado em contato com Moraes, antes dessa decisão que a beneficiou.

“Liguei e mandei um email. Alguns dias depois, minha rede foi devolvida, pode ter sido um gesto. Estou à disposição dele para conversar. Porque ele vai ser um alvo do PT daqui a pouco. O PT não vai se contentar em indicar somente os dois ministros que vão se aposentar”.

Leia mais: Zambelli quer foco contra Lula, pede retorno de Bolsonaro e nega assinar Brasileirinhas

Na mesma entrevista, ela ainda emendou que prioridade dela agora não seria mais defender Bolsonaro, mas sim atacar o presidente Lula.

“Eu tinha o papel de defender Bolsonaro e o governo, qualquer um que os atacasse tinha que virar um alvo meu. Nesta legislatura, Bolsonaro não é mais presidente, então nosso alvo tem que ser Lula, seus feitos e desfeitos”.

Bolsonaro, repleto de pensamentos conspiratórios, passou a ter certeza de uma traição. Ainda mais depois dele já estar convicto de que tudo de ruim em sua vida acontece por causa de Carla Zambelli, que resolveu sacar sua arma na véspera das eleições – Jair perdeu para Lula com menos de 1% de diferença nos votos.

Leia mais: Bolsonaro diz que tudo de mal na vida dele é culpa de Zambelli

Zambelli no Brasil só teve menos votos (946.244) que Nikolas Ferreira (PL-MG) e Guilherme Boulos (PSOL-SP). Estava com suas redes suspensas desde 1º de novembro, mas Moraes os colocou de novo no ar – com a ressalva de pagar multa de R$ 20 mil se houver publicações contra a democracia.