23 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Bolsonaro defende caronas a parentes: Esposa de Ministro usou avião da FAB para passar férias em Paris

‘Você sabe qual é o prazer de uma pessoa humilde, pobre, entrar num avião presidencial?’

Não tinha como ser diferente: o presidente Jair Bolsonaro defendeu o uso de aeronaves presidenciais para dar caronas a parentes. Essa é a avaliação dele depois que descobriram a a esposa do chanceler Ernesto Araújo pegando carona em um avião da FAB para passar férias em Paris.

Quando questionado, Bolsonaro respondeu que não tinha conhecimento sobre o tema, mas defendeu o uso do avião:

“Se um avião presidencial nosso vai a algum lugar a serviço, não vejo nada demais em levar alguém no avião. Se está errado… Se tiver alguma norma dizendo o contrário… vou conversar com Ernesto”. Jair Bolsonaro, presidente.

O presidente aproveitou para se defender pelo uso de um helicóptero da Presidência que transportou convidados para o casamento de seu filho, Eduardo Bolsonaro.

“Eu estava indo para um casamento, o helicóptero estava vazio. Vou falar para os meus irmãos: ‘vai de carro enfrentando tudo pela frente e a gente se encontra no casamento’? O gasto ia ser feito… Você sabe qual é o prazer de uma pessoa humilde, pobre, entrar num avião presidencial? Outras pessoas eu tenho levado de vez em quando como carona”. Jair Bolsonaro.

O vôo da esposa de Ernesto ocorreu para a ida do ministro a um encontro da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) que ocorreu na capital francesa, de 20 a 25 de maio deste ano. Maria Eduarda de Seixas Corrêa também é diplomata e atua como conselheira no Itamaraty.