20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Bolsonaro e Michelle agora são denunciados por contrabando de R$ 16 milhões em joias

Um colar, um anel, um relógio e um par de brincos de diamantes são os objetos ilegais que Bolsonaro tentou levar para os EUA

O governo Jair Bolsonaro (PL) tentou trazer, de forma ilegal para o Brasil um conjunto de joias avaliado em 3 milhões de euros (R$ 16,5 milhões) para sua esposa, a primeira-dama Michelle Bolsonaro.

O próprio ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social do governo), Paulo Pimenta (PT), postou nas redes fotos das peças de diamantes, além de um documento da alfândega sobre a retenção das joias.

Um colar, um anel, um relógio e um par de brincos de diamantes são os objetos ilegais, que teriam sido um presente do governo da Arábia Saudita à então primeira-dama.

Os itens foram encontrados na mochila do militar Marcos André dos Santos Soeiro, que assessorava o então ministro Bento Albuquerque, em outubro de 2021.

Infelizmente, para Bolsonaro, as joias foram retidas pela Receita Federal no aeroporto internacional de Guarulhos (SP), porque a legislação brasileira obriga que seja feita a declaração de bens vindos de fora com valor superior a mil dólares.

Bento Albuquerque tentou dar uma carteirada e usar seu cargo para liberar os diamantes. Esaa ação foi gravada por câmeras de segurança do aeroporto.

O ex-ministro de Minas e Energia admitiu que trouxe a encomenda para Michelle, mas alegou não saber o que tinha dentro, porque o pacote estava fechado.

Nos últimos meses de seu governo, Bolsonaro tentou pelo menos quatro vezes reaver as peças de diamantes, mas não conseguiu. Bolsonaro chegou a enviar um ofício em 28 de dezembro 2022, antes de fugir para os EUA, mas novamente recebeu uma negativa da Receita.

Caso queira reaver as joias milionárias, Bolsonaro deve pagar o imposto de importação, que equivale a 50% do valor estimado do item, além de uma multa de 25% por tentar trazer os objetos para o país de forma ilegal.

Outro lado

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro ironizou a notícia. Nos stories do Instagram, a ex-primeira-dama negou que tenha recebido o conjunto de peças de diamantes do governo saudita e também disse que está “rindo” dessa notícia. Ela, no entanto, não rebateu a fala do ex-ministro Bento Albuquerque, que confirmou ter trazido o presente para ela em outubro de 2021.

“Quer dizer que eu ‘tenho tudo isso’ e não estava sabendo? Meu Deus! Vocês vão longe mesmo, hein?! Estou rindo da falta de cabimento dessa imprensa vexatória”.

Um ofício para que a PF (Polícia Federal) investigue o caso deve ser apresentado na segunda-feira (6). Em outra frente, o senador Humberto Costa (PT) informou que pedirá que a corporação e o MPF (Ministério Público Federal) investiguem o caso. “São relatos com características que fazem parecer, entre outros crimes, lavagem de dinheiro”