9 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Bolsonaro: “Lula está fora de combate”

Sem Lula na disputa presidencial, deputado carioca lidera pesquisas de intenções de voto

O deputado federal e pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL-RJ) disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que também é pré-candidato, “está fora de combate”. “Tem uma lei, a Lei da Ficha Limpa. Ele foi julgado, condenado, e transitou em julgado em segunda instância. Ele está fora de combate”, afirmou o político no São João de Campina Grande (PB), onde foi recebido com aplausos e algumas vaias.

A declaração de Bolsonaro acontece no mesmo dia em que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Edson Fachin tirou da pauta da Corte um recurso impetrado pela defesa de Lula que podia resultar na sua soltura.

A referência de Bolsonaro à Lei da Ficha Limpa é uma menção ao entendimento de que ela impeça pessoas condenadas em segunda instância de concorrer a cargos eletivos. De acordo com pesquisa de intenção de voto do instituto Datafolha, divulgada no último dia 10, o deputado lidera os cenários em que Lula não aparece como candidato.

Apesar da condenação de Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do apartamento tríplex no Guarujá (SP), o PT lançou, no dia 8, a pré-candidatura do ex-presidente e hesita em falar sobre outros planos para as eleições presidenciais sem ele.