25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Bolsonaro se reúne com assessor de Segurança Nacional dos EUA

Bolton fez =escala no Brasil antes de viajar para o encontro do G-20, em Buenos Aires

O assessor de Assuntos de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Bolton, está com o presidente eleito, Jair Bolsonaro. Ele chegou acompanhado do diretor de imprensa, Garrett Marquis, do diretor de Negócios do Hemisfério Oeste, Mauricio Claver-Carone, do diretor para o Brasil, David Schnier, e do Encarregado de Negócios, Bill Popp.

Também participam do encontro os futuros ministros das Relações Exteriores, embaixador Ernesto Araújo, da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, e do Gabinete de Segurança, general Augusto Heleno. Além de Flávio Bolsonaro, eleito senador pelo Rio de Janeiro.

A agenda não foi divulgada mas, pelo Twitter, Bolton disse que “compartilhamos muitos interesses bilaterais e trabalharemos de forma próxima para expandir a liberdade e a prosperidade por todo o continente americano”.

Pela rede social, Bolton disse que oficializou o convite do presidente Trump para que Bolsonaro visite os Estados Unidos e que “está ansioso por uma dinâmica parcerias com o Brasil”.

G20

O assessor fez uma escala no Brasil antes de viajar para o encontro do G-20, em Buenos Aires. Bolton é um dos principais conselheiros do presidente Donald Trump em política externa e figura controversa.O assessor é um crítico dos governos da Venezuela, Cuba e Nicarágua e costuma chamar esses países de “Troica da Tirania”.

Ele já disse que os EUA têm interesse em fazer alianças com os governos do Brasil e da Colômbia para aumentar a segurança e melhorar a economia na América Latina.Com Bolsonaro, Bolton deve reforçar os pedidos do governo americano para que o Brasil imponha sanções à Venezuela.