19 de outubro de 2021Informação, independência e credibilidade
Esportes

Brasil e Argentina fazem final da Copa América com público no Maracanã

Partida terá público de 5,5 mil pessoas depois de a prefeitura do Rio de Janeiro liberar 10% da capacidade do estádio

Na decisão da Copa América, Brasil e Argentina fazem a grande final, na noite deste sábado (10), a partir das 21h (horário de Brasília), no estádio do Maracanã. E com participação do público, que poderá lotar ao menos 10% do estádio.

O Ministério da Saúde, vale lembrar, só foi informado oficialmente sobre a realização da Copa América no Brasil depois de a Conmebol confirmar o país como nova sede do campeonato de futebol em suas redes sociais, o que aconteceu em 31 de maio. Brasil e Argentina decidem hoje à noite quem leva o título da competição.

O ministério do governo Jair Bolsonaro explicou ter sido avisado sobre o evento no dia seguinte apenas, 1º de junho. A pasta da Saúde foi questionada pela reportagem sobre o atraso da informação sobre a realização da Copa América e sobre o estudo de impacto do torneio.

O ministério respondeu em nota que “coube à pasta avaliar os protocolos clínicos definidos pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para a realização da Copa América no Brasil e monitorar, diariamente, o seu cumprimento”, sem esclarecer se houve reunião com a CBF ou a Conmebol antes da confirmação do Brasil como sede (leia a íntegra mais abaixo).

A partida terá público de 5,5 mil pessoas depois de a prefeitura do Rio de Janeiro liberar 10% da capacidade do estádio do Maracanã, sede da final – após pressão dos argentinos, conforme publicado no blog do Rodrigo Mattos. Daniel Soranz, secretário de Saúde no governo de Eduardo Paes (PSD), assina o documento publicado no Diário Oficial do município.