28 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Fátima Almeida

Brasil vence Sérvia, Alemanha volta pra casa, e segunda-feira tem mais “feriado”

“Salve a seleção!”

Neste “meio feriado”, torcedores lotaram a praça de alimentação do Maceió Shopping para conferir Brasil x Sérvia. (Foto: Armando Durval)

A vitória do Brasil sobre a Sérvia, nesta quarta-feira, por dois a zero, assegurou a liderança verde-amarela no Grupo E,  mas a eliminação da Alemanha, com a derrota para a Coreia, já havia garantido, pela manhã, a alegria do torcedor brasileiro, ainda entalado com o sete a um, que eliminou a seleção canarinha na semifinal da Copa de 2014.

Em Maceió (e nos quatro cantos do país), parece que a torcida brasileira gastou todos os fogos juninos para celebrar a eliminação da Alemanha, no final da manhã. Foi audível a diferença. Após a vitória do Brasil, houve empolgação aqui e ali, mas não tanto quanto a explosão de alegria da hora do almoço. Só Freud para explicar o motivo pelo qual esse sentimento de “vingança no esporte (e na vida)” ainda é a mola do mundo.

Enterrado o trauma do sete a um, o Brasil segue em frente. Na próxima segunda-feira, 11 da manhã, a seleção enfrenta o México, nas oitavas de final.  Quem sabe o grito de gol da torcida brasileira não sairá com mais animação. Até porque, em terras nordestinas, sexta-feira é feriado de São Pedro, o que vai facilitar a organização e  concentração dos torcedores e torcedoras.

E a crise? E o preço do combustível? E tudo o mais?  Do mesmo jeito de 70. Agora é hora de torcer. “De repente é aquela corrente pra frente, parece que todo o Brasil deu a mão… Todos juntos vamos, pra frente Brasil, Brasil, salve a seleção”.

(*) Por Graça carvalho