2 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

BRK culpa ligações clandestinas de esgoto na rede de drenagem pelas línguas sujas em Maceió

Em redes de drenagem é proibido conectar linhas de esgoto, o que acontece constantemente na capital alagoana

Virilizou neste domingo o vídeo do flagrante de esgoto a céu aberto na praia da Ponta Verde, em frente ao Lopana. O cenário aconteceu após uma pequena chuva na capital e o responsável pelo vídeo culpava o prefeito de Maceió, JHC. No entanto, a situação não seria exatamente isso:

O problema da língua suja ocorrido na praia de Ponta Verde, em Maceió, neste domingo (5), foi ocasionado devido a ligações clandestinas de esgoto nas redes de drenagem da região.

Em redes de drenagem é proibido conectar linhas de esgoto e quem conecta está cometendo grave infração. De responsabilidade da Prefeitura, a rede de drenagem tem o objetivo de coletar as águas das chuvas. No entanto, em Maceió, é histórica a existência de ligações clandestinas de esgoto nestas redes de águas pluviais.

Apesar de não ser do escopo da concessionária, a BRK está pronta para contribuir com a Prefeitura de Maceió para uma solução para minimização deste problema até que todo o esgoto seja devidamente lançado na rede de esgotamento sanitário. A empresa atuará junto com à Prefeitura no sentido de notificar os infratores e exigir as devidas regularizações.

Responsável pelas infraestruturas de água e esgoto da Região Metropolitana de Maceió, a BRK investirá R$ 2 bilhões nos próximos anos para alcançar metas como o salto dos atuais 27% para 90% de cobertura de esgotamento sanitário na região, incluindo a capital Maceió.

E mencionado no vídeo, o prefeito JHC criou um grupo de trabalho para tratar da questão das línguas sujas na capital. O grupo conta com a participação direta de oito secretarias, da BRK e tem coordenação do secretário executivo, Claydson Moura.