28 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Butantan diz que revela nesta quinta a eficácia da CoronaVac

Instituto já se reúne com Anvisa para informe da técnica sobre a vacina que desenvolve contra o novo coronavírus

O Instituto Butantan informou que se reúne nesta quarta (6) com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uma reunião técnica sobre a vacina que desenvolve contra o novo coronavírus.

Em nota, o instituto informou que apresentará amanhã os resultados de eficácia da vacina CoronaVac, desenvolvida em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

O governo João Doria (PSDB) já prometeu duas vezes apresentar os resultados da vacina, mas recuou, justificando questões contratuais junto ao laboratório chinês.

A reunião de hoje é para tratar de questões técnicas do estudo da vacina. Também havia a previsão de um encontro nesta quarta-feira, às 17h, com o gerente-geral de medicamentos e produtos biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes, para fazer a última checagem de informações antes de pedir autorização para uso da vacina. Essa última reunião foi cancelada e será remarcada amanhã (7).

Em nota, o Butantan informou que vai agendar para amanhã reunião “para tratar da eficácia da vacina e da submissão do pedido de registro. A expectativa é que os resultados de eficácia sejam divulgados amanhã, quinta-feira, dia 7, em coletiva de imprensa”.

Vacinação

O governo Jair Bolsonaro (sem partido) apresentou em dezembro um plano nacional de imunização, mas não definiu data para iniciar a imunização. Em São Paulo, Doria prometeu o início da vacinação em 25 de janeiro, mas só poderá vacinar se tiver aval da Anvisa para isso.

O Brasil voltou a registrar mais de mil mortes por dia pela covid-19 nesta terça-feira (5). Ontem foram 1.186 mortes, com isso o total chegou a 197.777 óbitos desde o início da pandemia. Os infectados somam 7,8 milhões. Os dados foram divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa.