20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Câmara de Caxias aceita 4 pedidos de cassação de vereador que atacou baianos

Vereador Sandro Fantinel disse que os nordestinos vítimas de trabalho escravo seriam “sujos”. 

Vereador gaúcho Sando Fantinel já está a caminho da perda do mandato

A Câmara Municipal de Caxias do Sul acata pedido de cassação do mandato do vereador Sandro Fantinel por ataque de xenofobia contra trabalhadores baiano vítimas de trabalho escravo nos vinhedos gaúchos.

O processo de cassação vai tramitar por 90 dias, a partir desta quinta-feira, 2, data em que a casa legislativa aceitou por unanimidade quatros pedidos de cassação do vereador bolsonarista.

O vereador também está sendo acusado de ter relativazado, em discurso, o escândalo que envolve 200 trabalhadores, que foram resgatados em situação análoga á escravidão, em uma  empresa terceirizada que oferecia mão de obra para as vinícolas Salton, Aurora e Garibaldi.

Na Câmara, Fantinel afirmou que os nordestinos “lá de cima”, seriam “sujos”, sugerindo que as empresas gaúchas do ramo contratem apenas trabalhadores argentinos.

Por conta da postura indecorosa, o vereador bolsonarista foi inclusive expulso do partido Patriotas. Depois disso, o vereador declarou que foi mal interpretado e tentou se desculpar.