19 de abril de 2021Informação, independência e credibilidade
Maceió

Câmara de Maceió aprova indicação para prefeitura isentar IPTU e Taxa de Localização em 2021

Proposta visa aprimorar pacote anunciado pelo prefeito de Maceió em suas redes sociais

A  Câmara Municipal aprovou, em sessão ordinária virtual, na tarde desta quinta-feira (11),  indicação do vereador Chico Filho (MDB) para isenção do IPTU e Taxa de Localização em 2021.

A proposta surge um dia após o prefeito João Henrique Caldas (PSB) apresentar medidas de ajuda aos empresários do setor de Bares e Restaurantes.

“Vou procurar o secretário de economia para tentar aumentar o percentual de desconto do IPTU para 30% como foi no ano passado. Queremos tentar um equilíbrio e entendermos que é um momento de todos darem um pouco e poder público também. Quanto a indicação ela foi apresentada para ampliar a discussão com o setor, já iniciada pelo prefeito”. Chico Filho.

Segundo o vereador Leonardo Dias (PSD), é fundamental que a proposta apresentada pelo prefeito possa avançar, uma vez que o desconto proposto de 15% é exatamente a metade do que foi no ano passado.

Já Cléber Costa (PSB) lembrou que qualquer medida que ajude a “mitigar” os prejuízos do setor produtivo é importante e contará com seu apoio na casa.

Chico Filho que preside a Comissão de Abastecimento, Indústria e Comércio, também aproveitou para apresentar um requerimento para a formação da Frente Parlamentar do Comércio de Bens e Serviço e do Turismo. Segundo explicou ela visa fortalecer não só o debate, mas iniciativas para o setor produtivo da capital.

“Passamos por um momento muito difícil. Estive reunido com o setor produtivo e ouvi muitas informações preocupantes como as demissões que já começaram a acontecer e terão impacto na economia”. Chico Filho.

O vereador Joãzinho (Podemos) propôs que os representantes dos setores atingidos pelas medidas de isolamento social possam ser ouvidos na casa para que todos os vereadores conheçam a realidade que têm enfrentado.

JHC

Em sua conta no Twiiter, o prefeito de Maceió, JHC, anunciou o lançamento de um pacote de socorro emergencial para fazer frente à pandemia e beneficiar toda população, em especial o setor de bares e restaurantes. Confira:

  1. O desconto da cota única de IPTU será 15% com o pagamento até 31/03 e de 10% até 30/04 para todos os contribuintes.
  2. Isenção total da primeira parcela da taxa de localização para bares e restaurantes.
  3. A validade da certidão negativa será de 180 dias para toda população.