29 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog da Graça Carvalho

Campanha de combate ao câncer sugere que público “troque o medo por esperança”

Organizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, o alerta foi feito, hoje, em várias capitais e cidades brasileiras

A médica Amanda Leite repassando as dicas da campanha a um dos visitantes da tenda

Assim como aconteceu  em  várias capitais e grandes cidades brasileiras, Maceió foi um dos pontos de atividades da Ação Nacional de Combate ao Câncer, organizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, durante a manhã deste domingo. A ação  aconteceu na rua fechada, na orla de Ponta Verde. Distribuídos em várias tendas, profissionais repassaram informações da campanha “Troque o medo por esperança”.

A cirurgiã geral Amanda Leite, residente de Oncologia, explicou que esta primeira edição da campanha, em todo o Brasil,  chama a atenção para os tipos de câncer com maior incidência no país.

“Informação é a grande aliada na prevenção, sobretudo, nos casos de câncer de mama, próstata, cólon de útero, intestino, pele e  pulmão, escolhidos como focos da campanha por terem um alto índice de incidência, em Alagoas”, afirmou Amanda.

Em meio aos visitantes, a reportagem encontrou o o servidor púbico aposentado Guilhermino Oliveira. Com o panfleto da campanha em mãos, ele disse desconhecer o “combo” que é o câncer.

“Diz aqui no panfleto que câncer é um grupo de mais de 100 doenças que tem em comum o crescimento desordenado de células. Sabia disso não, aliás, na verdade, nunca parei para saber mais. Nem de dizer que meu signo é de câncer eu gosto”, revelou.

No panfleto da campanha, distribuído em um kit com a camiseta e o boné da campanha, amostras de protetor solar e preservativos, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica chama atenção para as formas de reduzir o risco de câncer, com um detalhe importante: 80 a 90% dos casos relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos sociais e culturais.

 

Dicas de prevenção

Por isso mesmo, os médicos em todas as tendas foram unânimes em recomendar: além de não fumar, não viver em ambiente de fumantes, manter hábitos alimentares saudáveis, longe de gorduras, salgados, enlatados e consumo excessivo de carne vermelha.

E mais, é fundamental  evitar ingerir bebidas alcoólicas,  exposição prolongada ao sol, manter hábitos de sexo seguro, praticar exercícios diariamente e não descuidar dos exames preventivos.  Uma recomendação específica para os pais é vacinar os filhos contra hepatite e HPV.

Aliás, como lembra o presidente da Liga Acadêmica de Oncologia Médica da Uncisal, Ismair de Oliveira, estudante do terceiro ano de Medicina,  realizar os exames de rotina pode evitar um diagnóstico tardio e, consequentemente, dificultar o tratamento adequado e até a possibilidade de cura.

A atividade na orla contou com o apoio de equipes da Santa Casa, da Clion, da Oncoclínica, da Oncos , do Exército e da Marinha.  O material de divulgação da campanha pode ser no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica