16 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Campanha nacional de vacinação se encerra nesta sexta-feira

País vive o maior surto de sarampo em 20 anos

A Campanha Nacional de Vacinação contra pólio e sarampo termina no dia 31 de agosto. Portanto, até sexta-feira será a última oportunidade dos pais e responsáveis levarem as crianças de 1 a 4 anos para se vacinarem.

Cerca de 4,5 milhões de crianças foram vacinada, segundo o último balanço do Ministério da Saúde. Apesar disso, o total ainda equivale a apenas 40% do público-alvo da campanha nacional de vacinação contra as duas doenças, iniciada em 6 de agosto.

O objetivo é vacinar 11 milhões de crianças de um ano a menores de cinco anos, ou 95% do total, inclusive aquelas que estão com a carteirinha de vacinação em dia.

Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina na vida serão vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite – VOP).

Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose.

Surto de sarampo

Neste ano, a campanha de vacinação é “indiscriminada”: mesmo crianças que já foram vacinadas no passado devem receber novas doses. O objetivo reforçar a imunização e criar uma barreira de proteção contra o sarampo, doença que vem registrando avanço no país.

Desde fevereiro, já foram confirmados 1.237 casos. Outros 5.731 ainda estão em investigação. É o maior surto da doença em 20 anos. A maioria ocorreu em Roraima e Amazonas, estados que registram surtos da doença. Também foram registradas ao menos seis mortes.