8 de dezembro de 2023Informação, independência e credibilidade
Brasil

Governo intensifica campanha, após sarampo ter maior surto em 20 anos

Vacinação será feita de forma indiscriminada; Todas as crianças dentro da faixa-etária estabelecida serão imunizadas, mesmo as que já estão com o esquema vacinal completo

O Brasil já soma 1.053 casos confirmados de sarampo, patamar que não era registrado desde 1999, quando o país havia confirmado 908 casos, segundo dados de série histórica do Ministério da Saúde. Como resposta, o Governo intensificará a campanha de vacinação deste ano.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo começa na próxima segunda-feira (6). A meta é imunizar mais de 11 milhões de crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos, público mais suscetível a complicações de ambas as doenças. O Dia D de mobilização está previsto para 18 de agosto, um sábado, quando cerca de 36 mil postos de saúde em todo o país estarão abertos.

Este ano, a vacinação será feita de forma indiscriminada, ou seja, todas as crianças dentro da faixa-etária estabelecida serão imunizadas – mesmo as que já estão com o esquema vacinal completo. Neste caso, a criança vai receber um outro reforço.

A campanha ocorre em meio a pelo menos dois surtos de sarampo no Brasil, em Roraima e no Amazonas. No caso da pólio, 312 municípios registram baixas taxas de cobertura vacinal contra a doença.