27 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Vacinação contra sarampo e pólio atinge só 40% da meta

Governo estuda fazer segundo ‘dia D’

Cerca de 4,5 milhões de crianças já foram vacinadas desde o início deste mês contra sarampo e poliomielite, segundo o Ministério da Saúde. Apesar disso, o total ainda equivale a apenas 40% do público-alvo da campanha nacional de vacinação contra as duas doenças, iniciada em 6 de agosto.

O objetivo é vacinar, até o dia 31 deste mês, 11 milhões de crianças de um ano a menores de cinco anos, inclusive aquelas que estão com a carteirinha de vacinação em dia.

O balanço engloba dados enviados pelos municípios até as 15h30 deste sábado (18), quando ocorreu o chamado “dia D” de mobilização contra a doença. Mais de 36 mil postos de saúde ficaram abertos durante o dia em horário estendido, das 8h às 17h.

A avaliação entre membros do governo é que a adesão à campanha ainda está abaixo do esperado. Em algumas capitais, vários postos ficaram vazios ou com poucas filas. Só para o dia D, por exemplo, a expectativa do governo era atingir ao menos 60% do público-alvo. Novo levantamento, com dados atualizados, deve ser divulgado ao longo da semana.

Surto de sarampo

Neste ano, a campanha de vacinação é “indiscriminada”: mesmo crianças que já foram vacinadas no passado devem receber novas doses. O objetivo reforçar a imunização e criar uma barreira de proteção contra o sarampo, doença que vem registrando avanço no país.

Desde fevereiro, já foram confirmados 1.237 casos. Outros 5.731 ainda estão em investigação. É o maior surto da doença em 20 anos. A maioria ocorreu em Roraima e Amazonas, estados que registram surtos da doença. Também foram registradas ao menos seis mortes.