29 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Maceió

Castramóvel fará atendimentos quarta-feir a cães e gatos dos bairros Guaxuma e Garça Torta

Veículo ficará estacionado em frente à Unidade de Saúde da Família (USF) Guaxuma e vai realizar 100 atendimentos

Castramóvel fará atendimentos nesta quarta-feira (30) a cães e gatos dos bairros Guaxuma e Garça Torta
Castramóvel leva serviços para Guaxuma e Garça Torta nesta quarta-feira (30). Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
O Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA) comunica que nesta quarta-feira (30), o Castramóvel estará em frente à Unidade de Saúde da Família (USF) Guaxuma, localizada na AL-101 Norte, 38, das 08h às 12h.

Na ocasião, a equipe do Gabinete vai entregar 100 fichas para castração de cães e gatos aos moradores dos bairros Guaxuma e Garça Torta. Cada senha contempla um animal por família.

A triagem vai acontecer da quarta-feira (30) até a sexta-feira (1º), das 8h às 12h. Após a avaliação e resultado dos exames, os tutores serão informados se o animal está apto para a castração. Os animais passarão pela triagem com o médico-veterinário, que fará avaliação clínica e a coleta para realização do hemograma.

A coordenadora do GGI Causa Animal, Marcella Soares, tem trabalhado para que a unidade móvel continue percorrendo os bairros da capital.

“O Programa Municipal de Esterilização de Cães e Gatos do Município é muito importante, pois evita as ninhadas indesejadas e consequentemente o abandono, além disso, a castração evita a proliferação de doenças zoonóticas, contribuindo para a saúde dos pets, quanto para os seres humanos”.

Para ter acesso

Para participar do projeto de Controle Populacional Permanente de Cães e Gatos do Município, o tutor deve levar RG, CPF, comprovante de residência dos bairros de Guaxuma ou Garça Torta, comprovante de renda ou aposentadoria de até um salário mínimo, comprovante de inscrição em algum programa do Governo Federal como o Auxílio Brasil ou comprovante de inscrição no Cadastro Único.

Importante lembrar

A Unidade de Saúde da Família de Guaxuma fica localizada na AL-101 Norte, 38. No local serão distribuídas 100 fichas, a partir das 8h, desta quarta-feira (30).

Ação em Riacho Doce e Pescaria 

A equipe do Castramóvel concluiu nesta terça-feira (29), os atendimentos nos bairros Pescaria e Riacho Doce. Foram realizadas 86 consultas eletivas.

Após passarem pela avaliação da equipe de médicos-veterinários e com os resultados dos exames, 29 animais que estavam aptos passaram pelo procedimento de castração.  No local também foram realizadas 177 aplicações de vacinas antirrábica, em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).