7 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

CCJ: Denúncia contra Temer e ministros não será desmembrada

Presidente é acusado de tentar obstruir a Justiça e liderar organização criminosa; Eliseu Padilha e Moreira Franco teriam liderado esquema

O presidente da Comissão de Constituição e de Justiça (CCJ) da Câmara, deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), decidiu na noite de quarta-feira (27) que a denúncia contra o presidente Michel Temer e os ministros Moreira Franco, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e Eliseu Padilha, da Casa Civil, irá tramitar sem qualquer desmembramento.

Presidente da CCJ da Câmara, Rodrigo Pacheco, fala sobre a denúncia contra o presidente Temer e ministros. Wilson Dias/Agência Brasil

De acordo com Pacheco, a denúncia, que chegou à CCJ no final da tarde de hoje, tramitará de forma única e terá também um só relator para a análise da peça.

Denúncia

Na denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), Temer é acusado de tentar obstruir a Justiça e liderar organização criminosa.

O ex-procurador-geral Rodrigo Janot sustenta que o presidente e os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco, ambos do PMDB, foram os responsáveis por liderar esquema de corrupção, envolvendo integrantes do partido na Câmara, com o objetivo de obter vantagens indevidas em órgãos da administração pública.