24 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Saúde

Cedim da Uncisal se transforma em referência em exames de mamografia para o SUS

Para realizar os exames as mulheres não precisam de requisição médica, só documento de identificação e cartão do SUS

Cedim: uma referência do SUS na prevenção ao câncer de mama

O Centro de Diagnóstico e Imagem Professor Alberto Cardoso (Cedim), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal),  se transformou em referência no Estado na utilização de telelaudos e exames de mamografia e ultrassonografia mamária pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para este mês de maio a expectativa da unidade assistencial dé que a realização de uma nova campanha de mamografias para mulheres de 40 a 69 anos,em andamento, chegue ao final do mês com aproximadamente duas mil mamografias realizadas.

Após passar 11 anos fechado, o Cedim foi reaberto em julho de 2019, vem marcando um momento importante histórico na Uncisal e na saúde pública no Estado.

Em pouco mais de dois anos, depois de alcançar a marca de mais de 40 mil exames realizados, o Cedim avança como referência de ação na prevenção e combate ao câncer de mama.

Para o reitor da Uncisal, Henrique Costa, trata-se de “mais uma importante campanha que o Cedim realiza para alertar as mulheres que o câncer tem cura, mas que precisa ser diagnosticado precocemente. Temos orgulho do trabalho que o Cedim vem realizando por meio dessas campanhas, cumprindo seu papel de servir à população de Maceió e também do interior do Estado com excelência”.

Já  diretora do Centro de Diagnóstico e Imagem Professor Alberto Cardoso, Kátia Born, ressaltou que para esta campanha as mulheres precisam apenas se dirigir ao Cedim com o cartão do SUS e documento de identificação. Não é necessária solicitação médica.