25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Centrão, enfim, assume a liderança oficial do governo Bolsonaro

Bolsonaro nomeou o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR) novo líder, indicado pelo centrão

Indicado pelo Centrão, deputado Ricardo Barros é o novo líder do governo

O presidente Jair Bolsonaro decidiu nomear o deputado Ricardo Barros (PP-PR) para ser líder do governo na Câmara. O paranaense faz parte do Centrão, bloco informal de centro e direita que tem se aproximado do governo em troca de cargos. A informação foi confirmada por Barros por meio do Twitter.

Ministro da Saúde no governo Michel Temer, o deputado paranaense ocupou cargos de liderança nos governos de Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Barros substitui o deputado Major Vítor Hugo (PSL-GO), congressista visto como pouco hábil para articulação política e com pouco diálogo com líderes partidários.

Ricardo Barros é avaliado há mais de um mês para substituir o deputado Vitor Hugo (PSL-GO) como líder do governo, com a chancela do presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira (PI). Havia resistência dentro do próprio PP, sobretudo do líder, deputado Arthur Lira (AL) , de quem Barros é rival político. Os dois representam grupos regionais diferentes da sigla.

O deputado Major Vítor Hugo também se manifestou pelo Twitter e desejou sorte ao sucessor: